terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A História da maquiagem


 Certo dia, antes mesmo do JuliaNazaly.com nascer, uma leitora de outro blog que eu possuía me fez um pedido: Contar a História da maquiagem. Eu sabia que seria trabalhoso mas que valeria a pena, afinal, este é um assunto que interessa a muitas e é sempre legal ver que leitoras sentem vontade de participar deste espaço.
 E pra contar essa história, vou fazer uso de meus conhecimentos de História; isso mesmo, aquela matéria estudada no colégio.

Então... mãos na massa!

 Assim com algumas tribos indígenas ainda fazem hoje em dia, as primeiras formas de "maquiagem" (se é que eu posso chamar de maquiagem) eram baseadas na pintura corporal. Os integrantes dos níveis mais altos dessas sociedades possuíam desenhos complexos no rosto e corpo.


 Séculos após, surgiu a surpreendente Sociedade Egípcia, onde a maquiagem era um grande símbolo do status social, pois os faraós e as imperatrizes tinham sempre seus rostos marcados por desenhos geralmente em preto. Acredita que pesquisadores encontraram "potinhos" que possivelmente seriam cremes de beleza para o rosto?


 Não tenho muito o que falar sobre as sociedades grega e romana, até onde meus conhecimentos vão, foram sociedades marcadas pelo que podemos chamar de "caras limpas", maquiagem era algo praticamente inexistente.
 E então a Europa mergulhou na Idade Média, período em que a sociedade se privou de qualquer forma de arte e culto à beleza. Sabe aquela história de "princesinha medieval dos contos de fada"? PURO MITO.


 Mas os povos árabes e orientais continuaram a se desenvolver... ainda bem!


 Desse período até o século XX (ano 1900) não tenho nada de muito relevante para mencionar.

AGORA VAMOS AO QUE INTERESSA! :D

1900-1920:
A representação perfeita para o período é realizada muito bem pela Kate Winslet, interpretando a personagem Rose em Titanic. Ora rosto de boneca de porcelana, ora um batom vermelho opaco nos lábios.


1920-1940:
Com certeza, a melhor maneira de demonstrar a maquiagem do período é citando as conhecidas "melindrosas", mulheres que marcaram a época com seus vestidos de franjas e acima do joelho (que era um absurdo para a época).



1940-1950:
Esta época foi tomada por uma maquiagem mais sóbria, com tons escuros e pouca presença de brilho. Foi nesse período em que começaram a surgir as divas do cinema, que mudariam pra sempre a forma de se vestir das mulheres.


1950-1960:
Bem nessa época nasceram as famosas "pin-ups", garotas que estampavam pôsters nas paredes dos quartos de soldados; sempre sensuais, mas nunca vulgares. A diva Marilyn Monroe marcou com seu estilo único.


1960-1970:
Ora os traços de delineadores começam a tomar diversas formas, ora a única coisa presente na pele eram as marcas de sol; afinal, essa foi a época "sexo, drogas e rock'n roll". Uma diva da época foi a Twiggy; modelo e atriz que ficou famosa mundialmente.


1980-1990:
Durante todos os anos 80, a maquiagem ideal era simbolizada pelas cantoras Madonna e Cyndi Lauper. Rivais, mas de estilo bastante parecido.


Nos anos 90, os rostos das mulheres eram marcados basicamente por batom de cor intensa e rímel nos cílios.

 
Enfim, anos 2000!

 Depois de mudarmos constantemente a forma de pintar nossos rostos, aprendemos a fazer o uso de praticamente todos os estilos juntos. Maquiagem é como a moda, sempre um boomerang, vai e volta.
 E para mostrar que não estou mentindo, basta ver os rostos das atrizes de cinema, das cantoras pop, das modelos e, é claro, até das mulheres nas ruas. É garotas, acabamos entrando pra História!

Nenhum comentário:

Postar um comentário