segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Uma turista em minha própria cidade


 Sabe aquela coisa que eu falei sobre não ficar parado nas férias? Pois é, estou seguindo esse meu próprio conselho. Na quarta-feira (dia 21), resolvi vestir um shortinho, uma blusa básica, tênis; e munida de protetor solar, óculos de sol e uma câmera, fui andar pelos principais pontos turísticos e áreas culturais de minha cidade, a bela Salvador.
  Já fazia muuuuito tempo que eu queria fazer isso, mas sempre me faltava a oportunidade; então, aproveitei que neste momento tenho tempo de sobra e fui matar a saudade dos lugares lindos e das vistas ma-ra-vi-lho-sas. Acabei fazendo este trajeto sozinha, até porque sei que uns 90% de meus amigos não iriam aguentar/querer andar metade do que eu andei. Hahahahaha! :)
 Eu deveria ter colocado essas fotos no blog na quinta-feira (dia 22), mas estava tendo problemas para fazer o upload; no final das contas, demorou mas aqui estão elas.
  Então aperte o play e acompanhe as imagens.
Tudo começou nos fundos do Mercado Modelo, em frente ao Terminal Marítimo de Salvador. Com vista para os barcos do pier.

Grande Mercado Modelo, nele você encontra váááários produtos artesanais além de restaurantes no 1º andar.

Neste mapa da Rotas Turísticas do Salvador Bus, eu marquei de onde, até onde andei, em roxo. :D

Olha só que vestidinhos liiiiiiiindos, perfeitos pro calorzão e pra usar como saída de praia. *-*

Amei esses quadrinhos, mas encontrei um stand que vendia uns PERFEITOS, só tinha um detalhe: não permitiam que tirasse foto. Assim, fica a dica pra quem vier aqui em Salvador, passar lá, se deliciar com os lindos quadros e se possível comprar um; vale a pena ter um deles em casa.

Acho lindas essas bonequinhas, creio que elas sejam feitas de argila e pintadas à mão... muito fofas.

Cachaça, pimenta e outras iguarias...

Arte em madeira...

Olhá só que lindo este quadro, realmente se parece com a fachada de um casarão. *-*

Camisas e mais camisas...

Colares diversos...

Hahahaha, ri muito com essas garrafinhas de cachaça...

...achei divônicas. :D


Lindo este quadro com a índia, não? *-*

Porta latinha para os cervejeiros de plantão.

Arte em metal...

Adorei este aqui, uma floresta no inverno, com uma cerquinha ao fundo.

Logo ao chegar no 1º andar, você encontra alguns stands com artigos em couro.

Restaurantes...

Maravilhosa vista da área externa dos restaurantes.


Olha eu aí! É, não é fácil tirar um auto-retrato realmente bonito. ¬¬ HAHAHAHA







Agora acabei de sair do Mercado Modelo...

Artistas de rua, com seus produtinhos (pulseiras, colares, brincos e cia...)

Ri demais com algumas dessas plaquinhas. (Algumas delas estão propositalmente com a escrita errada.)

Olha só o Elevador Lacerda, já já eu vou lá pra cima.

Plaquinha dentro do Elevador Lacerda. Hora de subir...

Um prêmio que todos recebem é a vista fantástica que o Elevador nos dá. As fotos ficaram com um pouco de reflexos devido ás janelas de vidro, que ficam sempre fechadas por motivo de segurança.

- Dá um sorriso, Julia! :D

Meu reflexo nessa aqui foi beeeem proposital! :)

- Ui, ninguém merece esse sol na cara! :D

Agora, vamos lá pro Palácio Rio Branco, que fica ao lado do Elevador.

Nesta sala você encontra fotos de todos os governadores da Bahia...

... e alguns objetos.

Vista das portas do Palácio.

O pombo veio comer umas migalhas bem pertinho do meu pé, já estão super acostumados com os humanos. *-*

Não resisti e tomei o delicioso sorvete d'A Cubana. (Unidade Elevador Lacerda)

Sabores Brownie e Frutas Vermelhas, não resisti MESMO! :9 #AlmaDeGorda hahaha


Olha aí o tal Palácio Rio Branco.


Uma das melhores vistas da cidade.

Forte São Marcelo... Acredita que eu (AINDA!) não fui lá?! :S

Eu com meus auto retratos. (de novo! xD)

- Ninguém quer ver sua boca de lata, não, Julia! Se for sorri, sorri direito! :D

- Melhor assim! :D

- A pessoa não aguenta ver espelho! ¬¬ (na lateral da prefeitura)

Vista pro Elevador de dentro do Centro de Cultura.


Esta vai ser a última foto que eu tirarei nesta área, como eu estava indo em direção ao Pelourinho e estava sozinha; fica bem mais, digamos, perigoso usar a câmera. Como o Pelourinho é cheeeeio de pequenas ruas, se minha câmera fosse roubada ficaria praticamente impossível recuperá-la. :/
  Um fato engraçado foi que na hora em que estava tirando esta foto, passaram perto de mim dois rapazes, eu abaixei a câmera e um deles falou: - Take It Easy, minha linda! (Pega Leve, minha linda!), achando que eu fosse uma gringa. Logo eu, "soteropolitana retada" que sou! xD

Fui no Pelourinho (ganhei uma fitinha do Senhor do Bonfim, vi gente fazendo trancinhas e aplicando mega-hair nas calçadas, admirei a arquitetura de lá...) e voltei, em direção à Praça Castro Alves (acabei vendo um colega de cursinho bem aqui)...

...e entrei no Espaço Unibanco de Cinema - Glauber Rocha, um cinema/espaço cultural onde passam sempre aqueles filmes que passam em qualquer cinema e também filmes mais alternativos.
 A Cinema e Coisa e Tal é uma lojinha onde vende alguns ítens de colecionador para os cinemaníacos de plantão. Lá você também encontra artigos da pop art e retrôs.



Livros...

Fotografias...

Painéis com cenas de filmes do renomado cineasta Glauber Rocha.

Vista da Igreja da Barroquinha, de dentro do Cine.

Vista do terraço do Cine.

Mais auto retrato... a uma hora dessas, com o vento, meu cabelo já tinha criado vida! hahahaha

Andando em direção ao Campo Grande, passei pela Avenida Sete de Setembro (outro lugar que não pude tirar fotos, haviam fortes chances de ter a câmera roubada, porque no período do Natal esta rua se transforma em algo como uma 25 de março soteropolitana, hahaha) e depois pelo Teatro Vila Velha, muito lindo o lugar...


Olha lá o Teatro Castro Alves, um dos maiores e melhores de Salvador.

Segui pelo Corredor da Vitória (rua onde mora a nossa "Ivetuska") passando na frente do Museu de Arte da Bahia...

Depois desci a Ladeira da Barra (antes de descer a ladeira, encontrei um colega de sala do 3º ano do ensino médio. Nossa! Salvador já tá pequena pra mim!)...

... até chegar no Porto da Barra...

... e ver o lindo Forte de Santa Maria.

Claro, tomei aquela água de coco geladinha pra dar uma hidratada, ninguém é de ferro.

Segui em direção ao maior cartão postal de Salvador, o Farol da Barra!

Ah! Majestoso Farol da Barra!

Chegando ao Farol, me aparece um vendedor de colares perguntando se eu era parente da Ivete Sangalo ¬¬ (o que é que não se faz pra vender um produto né? hahaha).
Com ele, ganhei outra fitinha do Senhor do Bonfim e começamos a conversar, eu tinha amado um colar que ele estava vendendo, preto e branco, tipo animal print de zebra, sabe?
Preço inicial: R$:25,00
Preço final: R$:15,00
Arrematei ele pra mim com 10 reais de "desconto". Salve, salve a pechinça! *-*
Depois de tanto caminhar, sentei-me na graminha em frente ao Farol... não resisti, deitei-me. :D

Fui em direção ao Morro do Cristo, pra ver a iluminação de Natal de lá. Meu ônibus estava passando na hora, vazio, vazio. Corri, peguei, tirei uma foto pela janela.

E assim termina essa minha caminhada que nem todo turista faz, viu? hahahaha
Espero que tenham gostado das fotos da mesma forma que eu adorei fotografá-las.
Se você que leu este post é do outro lugar do país e está pensando em vir pra cá... vem mesmo. Toda grande cidade tem seus problemas e Salvador não seria exceção; mas sem dúvidas, a beleza das paisagens nos traz a recompensa.
Um grande beijo!
Trilha Sonora: Carlinhos Brown - Tantinho