segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sobre 2012, corpo, perdas e ganhos

 Um novo ano começa e com ele sempre vem aquela típica listinha de metas que sonhamos em cumprir, e sem sombra de dúvida, uma das mais comuns é a de se exercitar mais. Tem gente querendo emagrecer, gente querendo ganhar mais músculos, gente querendo mais saúde e até gente querendo ganhar peso. É, até quem quer um número maior na balança tem que se exercitar com frequência.
 Depois de um longo ano de colégio/cursinho/faculdade/trabalho, a gente sempre espera que no novo ano tenhamos mais tempo pra dedicarmos a nós mesmos. E é exatamente isso que passa pela minha cabeça no momento. Dei um duro danado e me faltou tempo pra exercícios. Resultado: um ganho de peso bem chato.
 Então resolvi correr atrás do prejuízo e cuidar mais de mim. Hoje voltei pra academia e tenho certeza que não fui a única; dando uma fuçada no Facebook e Twitter vi muuuuita gente dizendo que fez a mesma coisa.
 Inclusive tava de bobeira e vi no twitter uma garota perguntando sobre qual era o melhor exercício, resolvi ajudá-la e acabamos conversando um pouquinho sobre o assunto e... sei lá, senti que isso era um sinal de que eu deveria falar sobre o assunto por aqui.
 A primeira coisa a se fazer é conversar com o seu médico e fazer todos os exames, pra verificar se você tem algum problema como insuficiência respiratória, problema de coração, desvios de coluna, pressão alta... coisas desse tipo. Acredite, parece loucura mas muitas pessoas já se deram mal na hora do exercício, algumas até morreram porque fizeram algo que o corpo não estava apto a fazer. Depois que seu médico te der o OK,  peça pra ele sugerir algo, se você deve fazer musculação, aeróbica, ioga, pilates, futebol, vôlei, dança... Então ele vai te dizer quais são os melhores exercícios pra seu estado físico/de saúde e alertar sobre algum deles que você não possa fazer.
 Se optar fazer academia, converse com o responsável pelas tabelas de exercícios e com um personal trainner, ele vai te dizer quais as melhores sequências pra perder aquele pneuzinho ali, ganhar um músculo mais definido acolá... esse tipo de coisa. Depois é só partir pra ação pra alcançar os resultados esperados lembrando que se os avanços derem uma "estacionada" não é preciso se desesperar e partir pra atitudes mais drásticas tipo usar anabolizantes, parar de comer, malhar até a exaustão total...Você não precisa arriscar a sua saúde, coisa que fica sempre em primeiro lugar.
 Então é isso. Cuide mais de você em 2012 e qualquer dúvida ou sugestão é só falar comigo pelos comentários do blog, pelo Twitter, pelo Facebook ou mande um email para contato@julianazaly.com, ficaria muito feliz em tentar ajudar. Assim até me dá uma forcinha pra eu continuar na minha batalha aqui, além, é claro, de dividirmos experiências. :)